Instituições de fomento a pesquisa

CNPq - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.

CAPES - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas: avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional.

FAPEG - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG - tem por finalidade a promoção, o incentivo e fomento às atividades de pesquisas científica, tecnológica e de inovação. Visa custear e financiar, total ou parcialmente, os projetos de pesquisa, inovação, difusão tecnológica e extensão, individuais ou de instituições públicas ou privadas e de empresas, aprovados por seus órgãos competentes; custear e financiar parcialmente a instalação e modernização de unidades de pesquisas públicas ou privadas; custear e financiar, total ou parcialmente, as despesas com registro de propriedade intelectual, decorrentes de pesquisa realizada sob seu amparo total ou parcial; apoiar a realização e a participação de pesquisadores em eventos científicos, tecnológicos e de inovação; conceder ou complementar bolsas de pesquisa e formação; dentre outras atribuições.