Produção dos professores vinculados

Essas são as produções dos professores que estão vinculados ao Laboratório de Processos Psicológicos Básicos (LPPB) e que permanecem ativos. Aqui se encontram artigos e capítulos de livros destes professores, independente da época de ingresso na UFG ou no LPPB.

Produções do Prof. Dr. André Amaral Bravin:

ARTIGOS

Santeiro, T. V., Guimarães, J. C., Rocha, G. M. A., & Bravin, A. A. (2016). O uso do Facebook por estagiários de psicologia clínica: Estudo exploratório. SPAGESP – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais Do Estado de São Paulo17(1), 51–64.

Lima, D. S., Baia, F. H., Bravin, A. A., Costa, L. M. M., & Pereira, R. S. C. (2014). Paradigma do autocontrole e o tratamento da obesidade. Fragmentos de Cultura24(especial), 25–36.

Bravin, A. A., & Gimenes, L. S. (2013). Propriedade aversiva da extinção operante de comportamentos positivamente reforçados. Acta Comportamentalia21(1), 120–133.

Bueno-Rezende, M., & Bravin, A. A. (2012). Ensino de Análise Experimental do Comportamento: Auto-Relato de participação em curso e monitoria. Perspectivas Em Psicologia16(2), 172–191.

Leonardi, J. L., & Bravin, A. A. (2011). Uma introdução à farmacologia comportamental. Interação Em Psicologia15(2), 193–201.

Bravin, A. A., Vasconcelos, R. N. S., Silva, M. M., & Pandossio, J. E. (2005). Efeito da administração aguda de imipramima, fluoxetina e buspirona no comportmaneto de roedores submetidos ao teste de campo aberto, labirinto em “T” elevado e nado forçado. Arquivos Brasileiros de Psiquiatria, Neurologia E Medicina Legal99(3), 37–42.

Córdova, C., Bravin, A. A., & Barros, J. F. (2005). TEVA: Programa computadorizado para registro e processamento da atenção visual em investigações com retardados mentais leves. Lecturas Educación Física Y Deportes82

Córdova, C. O. A., Bravin, A. A., Oliveira, R. J., & Barros, J. F. (2003). Reaction time in socio-cultural adult retardates and its relationship with differences in motor development. Neurobiologia66, 53–60.

CAPÍTULOS EM LIVROS

Lima, D. S., Bravin, A. A., & Baia, F. H. (2016). Marketing social e comportamento do consumidor: Tensões entre o controle no consumo de tabaco e a indústria de cigarros em “Obrigado por Fumar.” In A. K. C. R. De-Farias & M. A. Ribeiro (Eds.), Skinner vai ao Cinema 3 (1st ed., pp. 254–273). Brasília: Walden4.

Baia, F. H., Bravin, A. A., & Silva, C. H. N. (2014). “Batman” e os três níveis de seleção: Filogenia, ontogenia e cultura. In M. R. Ribeiro & A. K. C. R. de-Farias (Eds.), Skinner vai ao cinema 2. (1st ed., pp. 1 – 37). Brasília: Instituto Walden 4.

Bravin, A. A., & Henriques, M. B. (2013). Cinema, ensino e divulgação da Análise do Comportamento: relato exemplificado de experiência. In T. V. Santeiro & D. R. Barbosa (Eds.), A Vida não é Filme? Reflexões sobre Psicologia e Cinema. (1st ed., pp. 55 – 94). Uberlândia: EDUFU.

Bravin, A. A., & De-Farias, A. K. C. R. (2010). Análise comportamental do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): implicações para avaliação e tratamento. In A. K. C. R. De-Farias (Ed.), Análise Comportamental Clínica. Aspectos Teóricos e Estudos de Caso. (1st ed., pp. 130 – 152). Porto Alegre: ArtMed.

Baia, F. H., Kanamota, J. S. V., & Bravin, A. A. (2008). Variáveis biológicas: análises (im)prescindíveis. In W. C. M. P. Silva (Ed.), Sobre Comportamento e Cognição: Vol. 22. Reflexões Epistemológicas e Conceituais. Considerações Metodológicas. Relatos de Pesquisa. (1st ed., pp. 75 – 91). Santo André: ESETec.

Bravin, A. A., Pandossio, J. E., & Albuquerque, A. R. (2007). O que é Farmacologia Comportamental? In W. C. M. P. Silva (Ed.), Sobre Comportamento e Cognição: Vol. 20. Reflexões Teórico-Conceituais e Implicações para Pesquisa. (1st ed., pp. 123 – 136). Santo André: ESETec.

Produções do Prof. Me. Marcelo Borges Henriques:

ARTIGOS

Todorov, J. C. & Henriques, M. B. (2015). Réplica aos comentários de Botomé, Carrara & Zilio, Lazzari e Tonneau. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 9(2), 140 – 147.

Todorov, J. C. & Henriques, M. B. (2015). Porque o termo operante não é sinônimo de comportamento: comentários. Revista Brasileira de Análise do comportamento, 9 (2), 113 – 121.

Todorov, J. C. & Henriques, M. B. (2015). O que não é e o que pode vir a ser comportamento. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 9 (1), 74 – 78.

CAPÍTULOS EM LIVROS