defesa

LPPB tem novo doutor

Texto por Carolina Cazarotto

Às 14:00 do dia 06 de fevereiro de 2017, na Universidade de Brasília (UnB), ocorreu a defesa de tese "Analise Experimental do Comportamento em Times Colaborativos: Padrões Dinâmicos do Comportamento em Grupos", de autoria do Prof. Marcelo Borges Henriques, sob orientação do Prof. João Cláudio Todorov. 

Com a banca presidida por seu orientador, e composta pelos professores Carlos Renato Xavier Cançado (UnB), Alessandra Rocha de Albuquerque (UCB), Fábio Henrique Baia (UniRV), e a Profa. Raquel Moreira Aló - UnB (suplente que fez as vezes do Prof. Emmanuel Zagury Tourinho - UFPA), o prof. Marcelo Henriques apresentou seu manuscrito ao longo dos 55 min. seguintes. 

O trabalho teve colaboração de dois discentes do curso de psicologia, Lucas Codina de Souza e Thayná de Assis Lima. Em seus seis experimentos, a tese do Prof. Marcelo Henriques sugere que o entrelaçamento do comportamento colaborativo em duplas experimentais, submetidos a uma tarefa arbitrária em computador, fica sob controle de diferentes esquemas de reforçamento, tal qual ocorre no comportamento de um único organismo. 

Após 4 horas, entre apresentação e discussão do trabalho, a banca julgou e decidiu pela aprovação do candidato. Dessa forma, podemos parabenizar o Prof. Marcelo Henriques pela conquista de seu título, e ficar satisfeito pelo Laboratório de Processos Psicológicos Básicos (LPPB) poder contar, a partir de hoje, com mais um doutor dentre seus membros. 

Naturalmente, como todo experimento, ele responde algumas perguntas e coloca tantas novas questões em cena. Fica aí o convite aos demais interessados em avançar no estudo.

FOTOS

Categorias: NOTÍCIAS